Notícias

HOME DE NOTÍCIAS

Armazenando as informações na nuvem – quais as vantagens?

Quando se fala em arquivos em computadores, não faltam casos de perda de tais informações por conta do mau funcionamento dos equipamentos. O problema é que tais dados geralmente são vitais para um profissional de home office, estudantes ou empresas. Se perdidos, podem prejudicar seriamente a realização de alguma atividade.

Para se prevenir contra esse problema, há o armazenamento em nuvem. Trata-se de um serviço que funciona como um HD online. Aplicações, arquivos e demais informações são armazenadas num determinado site e podem ser acessados em qualquer lugar, seja via computador ou smartphone.

O armazenamento em nuvem funciona como um backup online, sendo essa a sua principal vantagem, minimizando o risco de perda de informações. Além disso, há o benefício da facilidade de acesso aos arquivos, desde que esteja conectado à internet.

Embora seja uma ótima alternativa para evitar prejuízos, o armazenamento em nuvens apresenta desvantagens. Uma delas é que o serviço é pago, caso necessite de uma capacidade de armazenamento maior. Ademais, essa modalidade não é totalmente segura, pois hackers podem invadir a conta.

cloud server

Quer evitar a perda de informações essenciais e se prevenir contra falhas no computador ou data center? A melhor forma é organizar corretamente seus equipamentos de informática, evitando danos por conta do mau armazenamento.

Essa organização é facilmente alcançada ao investir num rack para servidor. Trata-se de um gabinete comumente confeccionado com chapas de metal perfurado, que facilitam a circulação do ar pelos equipamentos de informática, de modo a assegurar seu correto funcionamento.

Ademais, o rack para servidor protege a estrutura de TI, garantindo a durabilidade dos equipamentos, de modo a minimizar gastos com manutenção, reparos ou substituição dos itens. Tudo isso preservando as informações adequadamente.

Existem diversos modelos de rack para servidor. Os tradicionais são os produzidos com chapas de metal, mas também é possível encontrar versões vazadas, que permitem a fácil manutenção dos equipamentos, e com portas de vidro resistente.

Além dos racks padronizados, há os modelos personalizados, que são feitos sob encomenda. Essa, inclusive, é uma ótima sugestão de investimento para armazenar uma estrutura grande de TI ou montar um data center.