Notícias

HOME DE NOTÍCIAS

Dicas de acessórios para a montagem de um servidor

Montar um servidor não é apenas pensar na robustez das máquinas que farão parte de toda a estrutura. Você deve pensar, também, em toda a estrutura que compõe o ser servidor. Por isso, vamos falar de equipamentos que estão relacionados à melhor organização do servidor e, consequentemente, o melhor funcionamento do mesmo.Vale lembrar que todos os produtos citados ao longo do texto são encontrados na CWB Metal. Vamos lá!

Rack para servidor: Este é, sem dúvidas, o item mais importante na hora de montar um servidor, pois será dentro dele que ficará toda a estrutura de computadores.Escolher um bom rack é garantir que o servidor ficará seguro, bem acomodado e livre de qualquer intercorrência que possa vir a acontecer, proporcionando uma vida útil muito maior para toda estrutura.

Guia de cabos: Montar um servidor de qualidade exige uma boa organização de cabos, sejam eles de luz ou rede. Uma estrutura de cabos desorganizada pode dificultar a dissipação de ar e também a manutenção dos equipamentos. Outra dica importante a respeito dos cabos é que eles nunca sejam dispostos com angulações muito fechadas, pois dessa forma todas as dobras começarão a ficar superaquecidas, podendo derreter os fios e com isso queimar o servidor por meio de curtos. Por tudo isso, contar com o guia de cabos é fundamental para garantir que ele não será prejudicado pela sua disposição inadequada e que não prejudicará o funcionamento e manutenção de todo o conjunto.

Ventilação para racks: Um dos maiores perigos para a saúde de uma estrutura de servidores é o“superaquecimento”. Caso isso ocorra, você pode ter danos sérios à sua estrutura, ela pode sofrer com travamentos sucessivos ou ela pode, até mesmo, queimar, perdendo todas as informações armazenadas.Para evitar que isso ocorra é fundamental investir em coolers e sistemas de refrigeração específicos para racks servidores, assim o seu equipamento estará sempre com a temperatura ideal para o funcionamento perfeito.

rack-19

Kit de rodas: Caso o seu rack não tenha rodas, uma boa dica é comprar o jogo de rodas específico. É claro que o servidor não é algo ser transportando de um lugar a outro, porém, é preciso que o espaço que ele ocupa seja limpo.E para evitar que o rack acabe riscando o chão ou que ele corra o risco de caiar ao movê-lo que comprar um rodízio é muito indicado.

Bandejas para racks: Caso você deseje incluir dentro do seu rack qualquer equipamento adicional, uma ótima dica é instalar uma bandeja para rack, pois dessa forma você terá um espaço exclusivo para armazenar esses equipamentos de forma organizada e sem que eles atrapalhem o funcionamento dos demais.