Notícias

HOME DE NOTÍCIAS

O que é um Data Center? E para que ele funciona?

Hoje em dia é difícil encontrarmos uma pessoa que não precise utilizar um computador para o trabalho ou para resolver questões como pagamento de conta, contato com parentes e amigos distantes ou simplesmente para diversão. Sendo assim a criação de locais que armazenem informações se tornam cada vez mais necessárias. Esses locais de armazenamento de informações são os Data Center’s. Você sabe o que é e como funciona um Data Center?

Data Center é como se chama uma central de 2 ou mais servidores formados por racks. Eles são feitos com computadores preparados para armazenar e administrar dados dos mais variados tipos. Sua criação ocorreu para atender as novas tecnologias digitais e o avanço da tecnologia da informação. Tantas pessoas conectadas o dia inteiro em todo o mundo precisam de locais que armazenem informações como fotos, vídeos, conversar, textos, arquivos, jogos e etc. Basicamente, é como se toda a informação armazenada em livros e papéis de escritórios começasse a ser armazenado em computadores.

Como é um Data Center?

Antes do surgimento do data Center todas as informações eram salvas em servidores dedicados, que geralmente ficavam localizados nas próprias empresas e eram organizados de formas manuais. Esses tipos de sistema ainda são muito utilizados, principalmente pelo receio que muitas empresas tem de perder toda a sua base de dados, porém, está cada vez mais comum a utilização de sistemas espelhados onde a mesma informação é salva em 2 locais diferentes, assim, minimizando a chance de perda de informações. Por essa razão, o uso do Data Center ganhou mais adeptos com o passar dos anos.

Data Center - exemplo

Um dos maiores problemas dos data centers é o consumo de energia, por se tratar de mecanismos digitais com auto processamento eles costumam esquentar bastante e o aquecimento acaba fazendo com que o equipamento danifique, causando perda de informações e gastos adicionais com manutenção. Por isso, o mercado está focando não só na criação de equipamentos mais potentes, mas também na criação de sistemas de climatização mais sustentáveis para a redução de custos e otimização de resultados. Hoje em dia é muito comum encontrarmos empresas que investem em data centers em locais mais gelados ou até mesmo em locais mais altos. O Google, por exemplo, tem uma central de data Center localizada no meio do oceano.

A CWB Metal trabalha com produtos que auxiliam a montagem de um Data Center, como racks para servidor, guias de cabos, além de oferecer um excelente serviço de confinamento de Data Center. Caso você esteja procurando uma empresa especializada nesse segmento, navegue pelo site, conheça nosso trabalho e entre em contato para sanar suas dúvidas.